Uma grande Oportunidade de Negócio: A Reciclagem de Eletrônicos.

São vários os motivos pelo qual a reciclagem de eletrônicos pode ser considerada um negócio extremamente promissor para quem deseja investir. A começar pelos números grandiosos:

Existem mais de 230 milhões, em números não atualizados, de aparelhos celulares em uso hoje no Brasil que possui uma população de 200 milhões de habitantes. Ou seja, existem mais celulares por ai do que pessoas. 

Isso sem contar os outros resultados que a economia aquecida dos últimos anos produziu. Milhões de eletrônicos vendidos para os brasileiros. Computadores, notebooks, tablets,  TV, aparelhos de som, telefones sem fio, microondas, geladeiras e muitos mais. 

Tudo isso e conjura em mais de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano. Em outras palavras, material para a reciclagem de eletrônicos.

reciclagem de eletronicos


Como o leitor já deve ter adivinhado, todos esses produtos contêm alguns elementos que se jogados na natureza, podem poluí-la gravemente. Por isso o Governo Federal criou em 2010, uma lei que obriga as empresas fabricante de produtos eletrônicos a cuidar de todo lixo eletrônico que elas produzem. 

O investimento dessas empresas para se enquadrarem na nova lei gera muitas oportunidades de lucro para quem investe em reciclagem de eletrônicos.

O que é reciclagem?

Reciclagem é o ato de se reaproveitar materiais já utilizados como matéria prima para um novo produto, Cuja finalidade é a sua reutilização sem despender de mais recursos extraídos diretamente da natureza para sua confecção.

Como é feita e quais as oportunidades de reciclagem de eletrônicos?

A reciclagem de eletrônicos também oferece boas oportunidades para quem apenas desmonta esses produtos e vende as peças para cooperativas ou fábricas especializadas em reciclagem de eletrônicos, pois na composição de eletrônicos é possível encontrar cobre, plástico e até prata e ouro. E, claro, em alguns casos encontrar algum produto que ainda funcione e possa ser reaproveitado.

Na reciclagem de eletrônicos, o processo da desmontagem consiste em retirar os materiais que podem ser aproveitados para reciclagem normal como metal, alumínio, plástico e ferro.

A placa mãe desses produtos eletrônicos não passa pelo processo de reciclagem de eletrônicos aqui no Brasil, pois, como foi dito acima, são feitos de vários materiais preciosos, 

É nele que estão o ouro, a prata e outros, e por isso exigem tecnologia que não existe em qualquer lugar que ainda não possua uma política de reciclagem de eletrônicos mais difundida como é o nosso caso.

Outro problema, novamente, é a coleta seletiva. Apenas no galpão da USP em São Paulo, são destruídas mensalmente 20 toneladas de lixo eletrônico que não vai para a reciclagem de eletrônicos por falta de melhores políticas para a reciclagem. Sem essas políticas e infraestrutura de qualidade para a realização de reciclagem eletrônica, o caminho mais fácil para grande parte do lixo produzido é a destruição.

Sim, todos os materiais escritos no corpo deste texto, incluindo ouro e prata, são simplesmente destruídos por falta de investimentos e de uma política mais forte nessa área, que é extremamente lucrativa em outros países como Alemanha e Bélgica, mas, infelizmente, ainda não é no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário