A reciclagem de pilhas é um assunto difícil dentro do importante assunto que é a reciclagem.
A reciclagem de pilhas não é financeiramente um negócio atrativo. Uma única tonelada de reciclagem de pilhas pode custar mais de R$1.000,00 para ser executada. E, como todos sabem, os custos de produção é um dos fatores principais para determinar se um negócio será lucrativo ou não. Quanto mais alto os custos de produção, maiores os riscos de prejuízo.
Mas de alguma forma a reciclagem de pilhas precisa ser feita. É extremamente importante que seja feita e vamos conhecer os motivos.
O que é reciclagem?
Reciclagem é o ato de se reaproveitar materiais já utilizados como matéria prima para um novo produto, Cuja finalidade é a sua reutilização sem despender de mais recursos extraídos diretamente da natureza para sua confecção.
Do que é feito uma pilha?
A composição de uma pilha possui elementos tóxicos pesados para o meio ambiente.
São eles: níquel, cádmio, chumbo, zinco, cobre e mercúrio. Todos eles causam imensos danos a naturezas se forem liberadas irresponsavelmente.
Por isso, caso não queira efetuar nenhum tipo de reciclagem de pilhas, tenha a consciência de jogar pilhas usadas nos devidos locais de coleta desse tipo de material para o tratamento adequado. Não jogue em qualquer lugar como córregos e matas ou queime no quintal de casa. Neste último caso, além de danos ao meio ambiente, a fumaça também é uma ameaça a sua saúde e até causar câncer.
No Brasil, a quantidade de material tóxico utilizado nas pilhas é mínima, mas, ainda assim, o número de pilhas produzido anualmente é imenso. São mais de 1,2 bilhão de pilhas fabricadas por ano. Imagine todas essas pilhas descartadas de forma incorreta na natureza.
E, mesmo ciente dessa informação, muitas pilhas comercializadas, possuem origem externa provindas de contrabando e sua produção não obedece às normas de produção de pilhas brasileiras.
São poucas as opções de reciclagem de pilhas existentes, mas o que ela oferece é uma das coisas que mais faz a alegria das pessoas nas festas de final de ano, carnaval ou na festa do título do seu time de futebol. A reciclagem de pilhas geram produtos que dão as cores aos fogos de artifício.
Esses pigmentos de cores retirados da reciclagem de pilhas também são usados nas cores de pisos de cerâmica, vidros e tintas.
Tudo isso é produzido por um processo de reciclagem de pilhas que neutraliza os materiais tóxicos antes das transformações em pigmentos para cores de fogos de artifício, cerâmica, vidros e tintas. Por isso não se preocupe em comprar esses produtos que compõem material originado da reciclagem de pilhas, eles são seguros e não contém nenhum produto químico que possa fazer mal a sua saúde.
Dos altos números de pilhas produzidas, menos de 10% passam pela reciclagem de pilhas no Brasil e o motivo, mais uma vez, é a falta de uma coleta seletiva mais forte no país.
Isso e o alto custo da reciclagem de pilhas, como dito acima, tornam essa importante atividade ainda muito incipiente no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário