A reciclagem de CD é própria de um dos materiais em que as pessoas nem se lembram de que é possível ser reciclado.
Todos sempre se lembram de papel, plástico e vidro. São os clássicos, mas é preciso aprender os outros materiais que podem e devem ser reciclados.
Seja por cooperativas de reciclagem, coleta seletiva ou realizando artesanato, a reciclagem de CD deve ser empregada.
O que é reciclagem?
Reciclagem é o ato de se reaproveitar materiais já utilizados como matéria prima para um novo produto, Cuja finalidade é a sua reutilização sem despender de mais recursos extraídos diretamente da natureza para sua confecção.
A reciclagem de CD ou reciclagem de Compact Disc (sigla em inglês para “disco compacto”) oferece muitas possibilidades e benefícios ao meio ambiente.
Do que é feito um CD?
Os CDs são feitos de quatro camadas físicas de plástico, uma camada adesiva, policarbonato fundido que é uma matéria semelhante ao acrílico, e de uma camada metálica em alumínio.
Os CDs começaram a surgir no final da década de 80, princípio dos anos 90 e veio substituir os disquetes para uso nos computadores. Mas, rapidamente, também passou a substituir os LPs cujas músicas passaram a ser gravadas e vendidas em CDs Player, e as fitas de vídeo, que foram substituídas por DVDs.
Por conta dessa expansão para outras áreas em que não foi originalmente projetado para ocupar, o número de CDs e DVDs produzidos são enormes.
E como, o leitor pôde observar, das quatro camadas que o CD é composto, duas são recicláveis, por isso e pela alta quantidade do produto no mercado, a reciclagem de CD é extremamente importante para qualquer sociedade desenvolvida.
Some-se isso ao fato de que os outros produtos não recicláveis da qual o CD é feito são tóxicos caso incinerados e, assim como plástico, demora muitos anos para se decompor.
Formas de reciclagem de CD
Fábricas especializadas em reciclagem de CD retiram os materiais que podem ser aproveitados, como o plástico e o alumínio, e o reintroduzem em outros produtos para a comercialização.
O processo exige vários CDs para que a reciclagem de CD valha a pena para qualquer empresa, mas, como já foi dito acima, CDs é o que não faltam. O que falta é uma coleta seletiva eficiente e também a conscientização da população sobre outros materiais que também podem ser reciclados além dos tradicionais.
Se pelo menos metade dos CDs não precisasse ser incinerado indiscriminadamente como acontece hoje e sim passasse pelo processo de reciclagem de CD, o meio ambiente já agradeceria demais ajuda.
Artesanato com a reciclagem de CD
Com uma tesoura especializada para a função, é possível cortar diversos CDs em formato de quadradinhos e assim ter matéria prima para uma saia platinada. Sim, isso é possível e segue uma imagem.
Não quer ter tanto trabalho? Por isso não, existem outras opções para artesanato com a reciclagem de CD.
Enfeites de festas com múltiplos desenhos podem ser feitos diretamente nos CDs por um ilustrador ou com um tecido enfeitado para cobrir o CD.
Uma cortina de CDs também pode ser feita. Enfim, a reciclagem de CDs oferece inúmeras opções para quem quiser investir em um outro tipo de material para reciclável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário