Reciclagem de Papel, a mais Abundante das Matérias para se Reciclar

        Entre no Google ou em qualquer outro site de busca e digite reciclagem para ver o que aparece logo abaixo dela e verá que é a expressão reciclagem de papel.

        E não é apenas pela questão da grande quantidade de papel que utilizamos no dia a dia e, que se fosse reciclado integralmente, geraria números absurdos de papel reciclado, mas também pelo fato de que a reciclagem de papel produz uma das poucas matérias primas que podem ser recicladas várias vezes. Este fato, entre outros, torna o papel reciclado mais caro do que o papel não reciclável. 

        Os outros motivos são a dificuldade para se tornar a coleta seletiva mais eficiente e o fácil acesso a celulose no Brasil (nossas árvores derrubadas pelo país todo), fazem da reciclagem de papel mais cara do que a industrialização de papel novo.

        Hoje em dia, a maioria das pessoas e das empresas privadas já não faz discriminação com a reciclagem de papel, por isso aumentar essa prática para níveis que favoreçam o aumento do número de papel reciclado no mercado é imperativo para o bem do meio ambiente.

O que é reciclagem e o que é reciclagem de papel?

        Reciclagem é o ato de se reaproveitar materiais já utilizados como matéria prima para um novo produto, Cuja finalidade é a sua reutilização sem despender de mais recursos extraídos diretamente da natureza para sua confecção.

reciclagem de papel


        A reciclagem de papel, em curtas palavras, é a transformação do papel não funcional em papel reciclável.

Os principais produtos de reciclagem de papel

        Praticamente todos os tipos de papéis são recicláveis. Com exceção de papel higiênico, fotográfico, papel toalha, carbono, etiquetas e adesivos. 

        Por ter tantas opções, a origem da abundância dessa matéria prima. 

        O que dificulta mesmo a reciclagem de papel é a destinação deste material para as fábricas de reciclagem de papel.

Além de uma coleta seletiva ainda longe do potencial que um país do tamanho do Brasil deveria ter, as empresas que lidam com tipos de papéis que não chegam ao consumidor final, em sua maioria, também não possuem um sistema de coleta eficiente para que a destinação deste material seja a reciclagem de papel.

        Se essa realidade mudasse, as 10 milhões de toneladas e o número de 50% de todo o papel produzido no Brasil poderia aumentar e muito. Assim como as opções financeiras também.

        Muito trabalho surgiria com o aumento da reciclagem de papel.

Reciclagem de papel como artesanato

        Muitos dos enfeites de carros alegóricos e bonecos que você assiste no carnaval todos os anos são feitos com papel reciclável. Apenas isso já é motivo para despertar seu interesse pela reciclagem de papel, não?

        Caso não queira fazer algo tão grandioso como enfeites para carros alegóricos, comece fazendo bonecos de papelão. O rolo do papel higiênico já possui um formato perfeito para a criação de um boneco. Que pode também ser utilizado como porta canetas tranquilamente.

        Um artesão que domina seu trabalho e também é um ilustrador, pode utilizar papel reciclado para confeccionar cartões de festa, namoro, feriados e cartões postais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário