A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 se aproximam a passos largos e muitas pessoas e pequenas empresas procuram atividades para lucrar com os dois maiores eventos do planeta.
Se você ainda não decidiu o que quer fazer, pense na possibilidade de realizar obras de artesanato. Lembranças aos montes serão compradas pelos turistas estrangeiros e também brasileiros que irão viajar para as cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo e para o Rio de Janeiro nas Olimpíadas.
Sem dúvida alguma um mercado bastante promissor. No entanto, o artesanato é um conceito bastante amplo. São inúmeras as possibilidades de se realizar uma obra de artesanato.
Possibilidades e materiais disponíveis para isso não faltam. Por isso neste artigo vamos tratar de apenas um e algumas de suas possibilidades. Vamos falar do artesanato com bambu.
Mas antes vamos explicar o que é artesanato:
Artesanato é toda e qualquer forma de trabalho manual em que o artesão possui os meios de produção para a confecção de um determinado produto em que ele define o seu design. Apesar desse último, design e artesão são funções completamente diferentes uma da outra.
Esse produto pode ser qualquer coisa. Desde um vaso, pratos, quadros, chapéus, tapetes, luminárias, mesinhas, vassouras e todo tipo de produto a ser desenvolvido de forma manual e artística pelo artesão.
Antes da Revolução Industrial (século XIX), tudo era confeccionado de forma artesanal. Mas com a mecanização dos meios de produção, os trabalhadores de artesanato passaram a serem vistos mais como artistas e, sua obra arte, do que como trabalhadores de produção.
O artesanato com bambu
O bambu é o nome das plantas chamadas bambusoideae. Dura e por possuir caule, é muitas vezes utilizado como substituto para madeira das árvores em seus produtos derivados.
E o artesanato com bambu é um desses produtos, pois o bambu é substituto para alguns artesãos na criação de luminárias e bancos para sentar, por exemplo.
As opções são diversas com artesanato com bambu. Desde as mais complexas como a construção de casas inteiras de artesanato com bambu (essas casas normalmente não são usadas para moradia e sim para comércio ou casa noturna), ao mais simples artesanato com bambu em que apenas um bambu grosso é aberto e limpo para ser utilizado como vaso de plantas.
Outras obras simples de artesanato com bambu são porta canetas, que podem ser feitas com faca e cola de madeira ou somente cortando um bambu grosso ao meio e pintá-lo ao seu gosto, palitos de churrasco e colheres rudimentares de cozinha.
Mas são as obras de artesanato com bambu mais complexas que ganham prateleiras de lojas especializadas em artesanato em todo o Brasil e, com certeza, assim será na Copa do Mundo e nas Olimpíadas.
No artesanato com bambu se destacam obras como móveis para residência de vários tipos: cadeiras, mesas, sofás, racks e cabeceiras.
Bonecos de bambu de vários tipos, a maioria inspiradas no folclore brasileiro também é uma ótima opção para os artesãos.
O berimbau da capoeira é outro artefato do artesanato com bambu muito famoso e que deverá fazer sucesso entre os turistas.
Mas se você não tem a menor noção de como fazer obras de artesanato com bambu, saiba que existem até cursos para essa prática. Com livro didático e tudo mais.
Uma rápida busca pela internet e um curso amplo de como fazer artesanato com bambu estará ao seu alcance.
Nenhum comentário:
Postar um comentário