Jornalismo Impresso Também é Material de Reciclagem

A história do jornalismo impresso e seu início são imprecisos.

reciclagem de jornal


Tudo de que se tem certeza é de que ela, e tudo que é impresso começaram graças a prensa de Johannes Gutenberg e a impressão do seu primeiro livro que foi a Biblía Cristã em um processo que se iniciou no ano de 1450 e se encerrou cinco anos depois, em 1455. Sim, leitor, as impressoras de hoje são muito melhores, não importa o quanto você insista em falar da demora desses aparelhos.

O que veio depois disso é a história que você encontra todos os dias nas bancas do país inteiro. Dezenas de jornais em múltiplas cópias são impressos e vendidos todos os dias. 

Quantidade de jornais impressos em circulação

Somente a Folha de S. Paulo, jornal de maior circulação do Brasil, imprime em sua edição dominical mais de um milhão de cópias para distribuição em todo o território nacional.

Jornal impresso, como o leitor sabe, tem como matéria prima o papel. De qualidade inferior ao papel utilizado em documentos, cadernos e outros, o jornal também se encaixa na reciclagem e, mesmo com o declínio que o jornalismo impresso aponta ano após ano, devido ao crescimento da internet, o seu fim, como muitos anunciaram não chegou e nem chegará tão cedo. 

Por isso, até que seu fim chegue, devemos destinar estes materiais à prática de reciclagem com jornal.

O que é reciclagem?

Reciclagem é o ato de se reaproveitar materiais já utilizados como matéria prima para um novo produto, Cuja finalidade é a sua reutilização sem despender de mais recursos extraídos diretamente da natureza para sua confecção.

A reciclagem com jornal possui as mesmas praticidades da reciclagem de papel.

No entanto a reciclagem com jornal possui algumas restrições, pois o material do jornal é inferior, portanto o uso proveniente da reciclagem com jornal é limitado no momento da revenda. 

Essa deficiência faz do jornal um material menos explorado pela coleta seletiva. É fácil de encontrar diversos materiais como cadernos e papelão sendo levados pelos catadores para as cooperativas de reciclagem de papel que também fazem reciclagem com jornal, mas o valor menor faz com que poucos catadores se preocupem em recolher este produto para reciclagem.

Por isso cabe a você leitor a ciência de que jornal também é reciclável e a que a reciclagem com jornal é uma opção muito melhor do que aquela pilha de jornais criada por meses e meses de acúmulo e depois queimada no quintal de casa. 

Artesanato com reciclagem com jornal

A reciclagem com jornal oferece ótimas opções de artesanato como embalagens para presentes, jornais para proteger roupas e objetos na mudança e, principalmente rolinhos de jornal. 

Os rolinhos de jornal é a principal matéria prima para artesanato gerada pela reciclagem com jornal. 

A partir destes rolinhos de jornal é possível fazer vasos, balaios, relógios de parede, bandejas, cabeceiras de camas, jogo americano e até cortinas.

E tudo isso com os seguintes materiais: estilete, cola branca, palito de churrasco e, claro, jornais impressos.

Segue neste texto uma imagem dos rolinhos de jornal para o leitor que quiser confeccioná-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário