Reciclagem de Lâmpadas, um produto que deve ser Corretamente Reciclado

Assim como outros produtos que possuem componentes compostos, a reciclagem de lâmpadas deve ser encarada com essa visão antes de ser feita: Olhar as lâmpadas como um todo e não apenas como um produto que tem em seu vidro que é um dos materiais mais reciclados no país, uma matéria prima apenas para a reciclagem de lâmpadas.

reciclagem de lampada


Por conta disso, um negócio com grande potencial deixa de ser explorado, pois a reciclagem de lâmpadas se encaixa na Lei Federal de 2010 que exige o descarte correto de produtos eletrônicos sobe pena de multa às empresas produtoras.

Com isso, todas as empresas produtoras precisam realizar o descarte correto elas mesmas ou contratar uma empresa especialista. A segunda opção é sempre a mais viável em termos financeiros, mas, atualmente, não em quantidade.

O que é reciclagem?

Reciclagem é o ato de se reaproveitar materiais já utilizados como matéria prima para um novo produto, Cuja finalidade é a sua reutilização sem despender de mais recursos extraídos diretamente da natureza para sua confecção.

Feita de vidro, alumínio, ferro, fósforo e, no caso das lâmpadas fluorescentes, mercúrio. Estes últimos produtos tóxicos que devem ser encaminhados para aterros especializados nesses agentes químicos.

Além disso, na reciclagem de lâmpadas feita corretamente, o vidro e o alumínio devem ser devidamente limpos do fósforo e mercúrio contidos antes de serem devidamente processados. Não fazer isso, pode eliminar as condições de reciclagem destes materiais. Muito vidro, principalmente, é perdido por aqueles que não fazem a reciclagem de lâmpadas de forma correta.

O fato de que, desde o apagão do ano de 2001, as lâmpadas fluorescentes, que são mais econômicas, viraram peça frequente nas casas e empresas dos brasileiros. 

O número de lâmpadas fluorescentes vendidas no Brasil ultrapassa os 100 milhões, o que torna imperativo o descarte correto através da reciclagem de lâmpadas, pois se o mercúrio dessas lâmpadas jogadas no lixo comum chega aos rios, serão contaminados instantaneamente. 

Nos casos de reciclagem de lâmpadas corretamente executadas, traz em seu processo o esmagamento das lâmpadas, depois a separação das partículas tóxicas dos componentes. A limpeza dos componentes recicláveis e, por fim, a destinação destes para processamento em novos produtos reciclados. 

Artesanato com reciclagem de lâmpadas

Sua lâmpada queimou e a sua primeira atitude é jogar a velha no lixo e substituí-la por uma nova? Bom, colocar uma nova é algo imperativo, no entanto, jogar a lâmpada velha no lixo talvez não seja a melhor solução. 

A reciclagem de lâmpadas também oferece opções de artesanato com esse tipo de material.

E são peças belíssimas que podem ser feitas com lâmpadas comuns. Desde lamparinas, mini vasos, terrários, porta temperos, mini aquário e até enfeites de natal (basta pintar uma lâmpada de Papai Noel no corpo e o gorro vermelho na ponta e pronto), 

Enfim, em sua casa leitor, principalmente aquele que utiliza lâmpadas fluorescentes, sempre realize a coleta seletiva, caso não seja do seu interesse fazer da reciclagem de lâmpadas uma atividade financeira ou de artesanato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário