Reciclagem de Isopor um Novo Campo de Negócios

        Isopor é um material que você pode até utilizá-lo de vez em quando, na maioria das vezes para simplesmente manter gelados produtos perecíveis e bebidas, mas saiba que poucos produtos no Brasil são mais industrializados hoje em dia do que o isopor.

        A razão? O consumo do povo brasileiro que aumentou drasticamente nos últimos anos. 

        Todas às vezes que você ouve falar no aumento de vendas em grandes lojas do varejo como Casas Bahia e Lojas Marabraz, lembrem-se sempre de que as indústrias que fabricam isopor também comemoram os aumentos das vendas.

        Olhe para os produtos de casa que comprou nos últimos anos: Geladeira, televisão, mesa, microondas, estante, rack, DVD, armário, guarda-roupa, lavadoura e outros. 

        Todos eles são protegidos por isopor no interior de suas embalagens. É muito isopor, não?

        Com tanto isopor sendo fabricado, simplesmente jogar no lixo não é uma opção. Por isso, um novo mercado se abriu para essa realidade: A reciclagem de isopor.

reciclagem de isopor


        A reciclagem de isopor, ou material tecnicamente chamado de EPS (poliestireno expandido), possui hoje fábricas inteiras especializadas na reciclagem de isopor.

        É o caso da Termotécnica, indústria situada em Joinville (SC), que apenas de reciclagem de isopor, produz cinco mil toneladas por ano. 

        Parece muito, correto? Mas não é! Muito mais poderia ser produzido se a sociedade se conscientizasse da importância da reciclagem de isopor, assim como de todos os outros produtos recicláveis. 

O que é reciclagem e o que é a reciclagem de isopor?

        Reciclagem é o ato de se reaproveitar materiais já utilizados como matéria prima para um novo produto, Cuja finalidade é a sua reutilização sem despender de mais recursos extraídos diretamente da natureza para sua confecção.

        Já a reciclagem de isopor, mesmo pouco difundida, é extremamente benéfica para a natureza e de grande valor econômico. 

        Além da reprodução de mais isopor, é possível também extrair plástico da reciclagem de isopor para confecção de diversos produtos. Mesmo tendo apenas 2% de plástico e 98% de ar em sua composição, a grande quantidade do material hoje produzido, como dito acima, se passasse integralmente pela reciclagem de isopor poderia gerar plástico suficiente para deixar de se criar mais plástico novo e, até mesmo, poupar madeira das árvores cortadas nas florestas, pois o plástico hoje em dia também é utilizado como madeira plástica em substituição a convencional.

        Procure uma cooperativa de reciclagem de isopor, existem com mais frequência em São Paulo e no Sul do país, e comece a praticar a reciclagem de isopor como forma de ganho sustentável.

Reciclagem de isopor para enfeites de decoração

        A reciclagem de isopor também oferece possibilidades de artesanato para aqueles que gostam desta arte.

        Enfeites de festas para crianças feitos de isopor são bastante comuns nos dias de hoje e estes enfeites podem ser feitos por qualquer um. Basta um estilete e tinta para modelar uma caixa de isopor em um personagem dos desenhos animados como o Mickey ou, o popular entre as crianças, Ben 10. Bolinhas de enfeite também são outra opção a se fazer com isopor.

        Utilizando apenas o estilete, também é fácil fazer bandejas de isopor para guardar diversos produtos em sua geladeira. 

        Enfim, como negócio lucrativo ou apenas por hobbie, a reciclagem de isopor é algo que precisa ser cada vez mais praticado por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário