Um dos motivos é o desenvolvimento de funções criativas para o sustento de cada brasileiro. Uma dessas formas, que ganha cada vez mais corpo com o passar dos anos, é o trabalho de reciclagem.
O trabalho de reciclagem hoje é uma realidade como forma de sustento para muitas famílias brasileiras, mas não só.
O trabalho de reciclagem também é realizado por aquele que tem consciência da importância deste trabalho para o meio ambiente. E que a garrafa pet que reciclada por conta de seu trabalho com reciclagem, seja separando os materiais em casa ou recolhendo de outros lugares, significa um pouco menos de abuso com a natureza e com o planeta.
Caso você ainda não saiba o que é reciclagem, segue abaixo uma pequena introdução ao assunto.
O que é reciclagem?
Reciclagem é o ato de se reaproveitar materiais já utilizados como matéria prima para um novo produto, Cuja finalidade é a sua reutilização sem despender de mais recursos extraídos diretamente da natureza para sua confecção.E por que usar isso em trabalho de reciclagem?
Primeiro porque é lucrativo. Como foi dito acima, muitas famílias estão tirando seu sustento do trabalho de reciclagem.O trabalho de reciclagem permite inclusive que pessoas mais pobres do centro da cidade de São Paulo e outras localidades urbanas consigam alguma fonte de renda. Não é difícil, para quem mora no centro da cidade de São Paulo observar pessoas de baixa renda utilizando o trabalho de reciclagem como forma de prover seu sustento mínimo.
No centro da cidade de São Paulo, por exemplo, existem cooperativas de trabalho de reciclagem que pagam o trabalho destas pessoas. Muitas outras cidades do Brasil também possuem cooperativas de trabalho de reciclagem espalhadas pelos grandes centros ou mesmo nos bairros de periferia e são, sem dúvida, uma interessante fonte de renda fixa ou alternativa, no caso de pessoas que já possuem emprego e visam aumentar sua renda com trabalhos extras.
E se eu não me interesso por trabalho de reciclagem?
Caso você não se interesse pelo trabalho de reciclagem como fonte de renda fixa ou extra, saiba que existem muitos outros motivos para transformar essa atividade em uma prática cotidiana.O primeiro de todos é o benefício que o trabalho de reciclagem traz a natureza. Se não for do seu interesse pratica-lo por questões financeiras, faça-o com o propósito de ajudar o planeta reciclando materiais que são descartados de forma arbitrária pela sociedade.
Apenas algumas latas de alumínio, por exemplo, já farão a diferença.
E para quem não se convenceu ainda dos benefícios do trabalho de reciclagem, que o material que você joga fora sem realizar ao menos a coleta seletiva, pode servir de material para decoração da sua casa.
Uma simples lata de leite em pó de 1 kg pode virar uma linda luminária para a sala de sua casa. Vários exemplos de como fazer podem ser encontrados facilmente na internet.
Por essas e outras, comece já a praticar o trabalho de reciclagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário