Artesanatos como Meio de Negócio

        Muito mais do que um simples passatempo, os artesanatos hoje movimenta milhões de reais por ano e é a principal fonte de renda de inúmeras famílias no Brasil.

        No início, a maioria das pessoas começava a praticar diversas formas de artesanatos apenas por diversão e por possuir um “dom” em transformar matérias primas de diferentes tipos em objetos de arte.

        Hoje em dia a prática de artesanatos tornou-se muito mais profissional. Com direito a programas governamentais para incentivo da prática: O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que desde 1995 busca potencializar o desenvolvimento do setor artesanal do país.

        Isso para ficar em apenas um exemplo de como as práticas de artesanatos se tornaram assunto sério nos últimos anos.

        Com a chegada da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas do Rio em 2016, mais oportunidades de negócios surgirão para os praticantes de artesanatos.

        Todo turista gosta de levar lembranças dos locais que conheceu e esta lembrança pode ser muito bem um quadro de madeira pintado a mão, um relógio de garrafa Pet ou uma escultura de barro feita por você.

Mas o que é prática de artesanatos?

        Artesanatos é toda e qualquer forma de trabalho manual em que o artesão possui os meios de produção para a confecção de um determinado produto em que ele define o seu design. Apesar desse último, design e artesão são funções completamente diferentes uma da outra.

        Esse produto pode ser qualquer coisa. Desde um vaso, pratos, quadros, chapéus, tapetes, luminárias, mesinhas, vassouras e todo tipo de produto a ser desenvolvido de forma manual e artística pelo artesão.

        Antes da Revolução Industrial (século XIX), tudo era confeccionado de forma artesanal. Mas com a mecanização dos meios de produção, os trabalhadores de artesanatos passaram a serem vistos mais como artistas e, sua obra arte, do que como trabalhadores de produção.

Materiais para artesanatos

        A pedra polida foi o primeiro material a ser usado para artesanatos e, até hoje pode ser utilizado para a confecção de bonecos e estátuas artesanais. 

        Assim como a cerâmica para pratos e jarras. A palha para chapéus e as fibras animais e vegetais para tecelagem.

artesanatos


        No entanto, esses são materiais dos artesanatos mais clássicos. Hoje em dia, muitos outros materiais são utilizados para a confecção de obras nas mãos dos artesãos.

        Desde latas de refrigerante, garrafas Pet, papelão, garrafas de vidro, bambu, madeira, pano, redes e outros. 

        Com isso em mãos o artesão precisa apenas de alguns adicionais para praticar o artesanato. Estes adicionais são: tinta, guache, tesoura, lápis de cor, cola, pincel, fita adesiva, estilete, faca e linha e pronto.

Como funciona?

        Como já foi explicado acima, todo e qualquer produto feito por um artesão com suas mãos e em que ele detém os meios de produção (no caso, os produtos acima citados), são obras de artesanato.

        Mas se você não nasceu com nenhum dom para desenhar ou confeccionar qualquer coisa a partir do nada e quer entrar no mercado de artesanato, saiba que existem diversos cursos para a prática no país. Um site com várias dicas sobre o artesanato, desde cursos aos melhores produtos para aprender a fazer e como investir no artesanato é o Sebrae. Acesse e dê os primeiros passos para se tornar um artesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário