Os Tipos de Tecido para Patchwork

Existem várias formas de trabalhos provenientes do patchwork e do quilting, mas nem todos são feitos das mesmas formas.

tecidos patchwork


Alguns dependem de um tipo preciso de material para sua execução como um gabarito para marcação de circuito com o molde exato que o artesão de patchwork necessita.

Em outros casos não é com qualquer tecido que a ideia obtida pode ser concretizada. Existem vários tecidos a disposição para a prática de patchwork e quilting e a escolha correta para cada opção de trabalho é fundamental. Muitas opções de tecido para patchwork podem ser encontradas em lojas online e também em locais de compras populares como a Rua 25 de março no centro da cidade de São Paulo a preços razoáveis.

O que é patchwork?

Para o leitor que desconhece o significado do termo em inglês patchwork, seu significado é “trabalho com retalho” em tradução literal para o português.

Patchwork consiste em uma técnica de artesanato com tecidos em uma variedade de formatos. 

Os formatos que os tecidos em retalhos emendados assumem na parte superior do trabalho é o que define o patchwork, pois uma colcha de tecidos de retalhos por completo em todo o seu formato definido se classifica como acolchoado.

Camadas do patchwork.

Existe uma sobreposição de três camadas que constituem o patchwork que são o tampo (retalhos que estão costurados em si), enchimento (usado para dar enchimento e volume ao patchwork), e o forro (tecido único ou desenhado para dar um melhor acabamento ao patchwork).

Todas essas camadas são presas por pespontos chamados de quilt. Aplicações também podem ser feitas para prender as camadas ou as duas técnicas ao mesmo tempo também servem.

O que é quilting?

Quilting significa acolchoamento, ou seja, é uma espécie de colchão. 

Característica de tecidos para patchwork

O tecido para patchwork em geral são vendidos em camadas e com variados tipos de estampas. 

Para um material que será moldado o mais conveniente tecido para patchwork é um que não irá esticar com facilidade. Algo de grande risco se usado um tecido para patchwork de qualidade baixa.

Por isso o melhor tecido para patchwork é o que é feito com algodão puro, que possui uma textura sensível, mas não estica e nem desfia com facilidade.

Ainda assim, outros tipos de tecido para patchwork podem ser utilizados para a prática como o veludo, sedas, malhas finas e outros. 

Apesar de ser um trabalho de misturar retalhos, procure não misturar o tecido para patchwork com vários tipos de materiais diferentes para que um tecido mais pesado não estrague um mais leve. 

Claro que isso não pode afetar a sua criatividade. Se quiser incluir em seu trabalho um tecido para patchwork originário da cortina da sala ou vestido que não usa mais, pode fazer, apenas não exagere nas misturas de tecidos.

Para quem irá criar forros grandes e outras peças de igual tamanho, o tecido para patchwork mais recomendável é o percal de 2,5 para peças grandes. Para as menores o algodão cru é uma boa opção de tecido para patchwork.

Para quem quer criar bolsas, tapetes e afins, o tecido para patchwork este caso oferece várias opções como veludo, algodão, lona, brim, tecidos sintéticos, jeans, ou mesmo peças de roupas de todos os tipos para reaproveitamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário